Chamas da Vida é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Record, entre 8 de julho de 2008 e 28 de abril de 2009, em 253 capítulos.
Escrita por Cristianne Fridman, contou com a direção de Roberto Bomtempo, Rudi Lagemann, Rogério Passos e direção geral de Edgard Miranda. Juliana Silveira, Leonardo Brício, Lucinha Lins, Bruno Ferrari, Amandha Lee, Andréia Horta, Letícia Colin e André Di Mauro interpretaram os papeis principais.
A telenovela se situava no Rio de Janeiro, mais especificamente na Baixada Fluminense, tendo como cenários bairros como Tinguá, Urca e Flamengo. Tinguá é um dos grandes destaques da trama, com a corporação de bombeiros da qual faz parte o protagonista, Pedro, sendo responsável por essa área, onde também se situa a Reserva Biológica Federal do Tinguá, local das primeiras cenas que foram ao ar (uma simulação de resgate).
Os atores que fizeram parte do núcleo de bombeiros da trama receberam treinamento no Quartel Central do Rio de Janeiro. As filmagens envolveram a compra de um moderno caminhão, importado da Dinamarca, e as cenas envolvendo incêndios na cidade cenográfica foram todas reais. A emissora também obteve permissão para gravar sete simulações de incêndio promovidas pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Carolina (Juliana Silveira) nunca quis saber dos negócios dos pais, Walter (Antônio Grassi) e Arlete (Jussara Freire), donos da fábrica de sorvetes GG, preferindo seguir o próprio caminho ao se formar em cinema e abrir uma produtora de vídeo. Ela namora Tomás (Bruno Ferrari), rapaz que é manipulado pela mãe, a inescrupulosa Vilma (Lucinha Lins), a manter o relacionamento a todo custo para que, futuramente, ele se case com ela e passe a presidência da empresa para a mãe. No passado o finado marido de Vilma fundou a GG junto com Walter, porém após seus esquemas de corrupção virem à tona a sociedade foi desfeita e restaram apenas poucas ações, deixando a esposa como uma reles subordinada, jurando se vingar e retomar o que acredita ser seu. O plano começa a falhar quando Carolina é salva de um incêndio pelo bombeiro Pedro (Leonardo Brício) e se apaixona por ele, terminando seu relacionamento com Tomás, que inicialmente se une com Ivonete (Amandha Lee), ex-namorada do rapaz, para separa-los, embora os dois acabem vivendo um romance também.
Pedro cuida dos três irmãos mais novos desde a morte dos pais, porém enquanto Rafa (João Vithor Oliveira) e Vivi (Letícia Colin) não lhe dão trabalho, Antônio (Dado Dolabella) ficou cada vez mais revoltado com o passar dos anos e se tornou um marginal com várias passagens pela polícia, integrando uma gangue com Marreta (Vítor Hugo), Manu (Juliana Lohmann), Léo (Rafael Queiroga), Jairo (Igor Cotrim), Diego (Edward Boggis) e Telma (Lisandra Cortez) que aterroriza Nova Iguaçu. Quem se envolve com Antônio é Beatriz (Andréia Horta), filha rebelde de Vilma que vive em conflito com a mãe por não concordar com seu mau-caratismo e tenta desmascara-la. Enquanto isso Vivi tem seu próprio drama ao ser assediada e estuprada por seu professor, o pedófilo Lipe (André Di Mauro), que passa a persegui-la obsessivamente, fazendo com que a menina se torne retraída e depressiva. Irada pelo poder, Vilma aflora seu lado piromaníaca, usando o fogo para assassinar seus inimigos e deixando uma placa com o desenho de fênix nos locais como sinal de ameaça, porém sua vida se torna infernal quando os objetos são roubados e pessoas ao seu redor começam a morrer para incriminá-la.
Na pensão das irmãs Tuquinha (Íris Bruzzi) e Catarina (Marilu Bueno) moram diversas pessoas, como Raíssa (Ana Paula Tabalipa), moça simples que teve um filho na adolescência, mas criou-o como seu irmão por vergonha do passado, sendo infernizada por Telma, disposta a tudo para coloca-la fora do seu caminho para ficar com o bombeiro Júnior (Gabriel Gracindo). Lá também mora Andressa (Mariana Hein), uma prostituta que finge ser enfermeira se envolve com o misterioso Miguel (Floriano Peixoto), que vive recluso em um casarão após ter sua carreira arruinada pela ex-amante, Vilma, sem imaginar que teve um filho com ela, Guga (Thiago de Los Reyes), de quem foi amante no passado. Ainda há o bombeiro Guilherme (Roger Gobeth), que descobre ser HIV positivo e não sabe como contar para a namorada, Michelle (Luíza Curvo), ou para os companheiros por teme perder seu trabalho, escondendo o fato ainda que corra riscos com isso.